A medição de nível em caldeiras industriais normalmente é feita através da medição indireta por pressão diferencial (DP).
O peso da coluna d’água exercido sobre o selo do transmissor mede indiretamente o nível dessa caldeira, porém, a variação da densidade da água de acordo com a temperatura que ela é submetida, torna essa medição imprecisa e indireta.
O uso de radares de onda guida (GWR), que são uma tecnologia mais avançada para medição de nível em caldeiras, traz um grande avanço para a indústria e a Alutal, através dos seus engenheiros calculistas, fez uma análise de quanto um milímetro a mais de precisão pode te retornar financeiramente!
Nós sabemos que em muitos processos, o custo do combustível não é tão elevado quanto outros, se você queima um combustível nobre, o seu custo de operação obviamente vai ser muito maior, em caldeiras maiores ou em sistemas de cogeração.
Mas mesmo em pequenas caldeiras onde você queima bagaço de cana de açúcar ou palha de arroz a economia com a medição mais precisa e milimetricamente adequada de um radar, se paga em poucos meses ou até mesmo dias de operação.